18/03/2010

Aula de campo

No passado dia 11 de Março de 2010 fizemos uma aula da campo que consistia em visualizar a sedimentaçao em varias zonas do rio Vez, zona de vertente da Serra da Freita e a erosao costeira em Ofir e Apúlia aqui estao algumas imagens:




Nesta fotogrfia podemos visualizar que os sedimentos não são muito grandes e estão bem calibrados, podemos observar também a sua granulação, pois estão bastante arredondados e sem qualquer aresta.




Podemos ver que os sedimentos do rio sao exencialmente areias, deve-se a esse facto haverem muitos praias fluviais nesta zona do rio.




As águas deste rio são totalmente limpidas e cristalinas, deviam todos aprender com os habitantes de Arcos de Valdevez.




Por este sitio passou a derrocada que aconteceu na Serra de Frades em 2000, que devastou casas, matou quatro pessoas e algum gado.




Nesta foto vimos a derrocada do outro lado do encosta, o que a força da natureza pode fazer.




Reparem que no meio já nao existem casa apenas dos lados da aldeia, foi tudo destroido pela derrocada.



Podemos ver o lado direito do esporão e reparar que não exite qualquer tipo de abrasao marinha, pois existe um esparão alguns metros mais a cima na costa.






Este é o esporão que está alguns metros a cima do da imagem anterior, e a parte que estamos a ver está totalmente erodida. Quando se controem esporões a parte esquerda destes fica erodida e para compensar são necessarios mais esporões, degradando a costa e estragando a paisagem.


Em muitos locais da nossa costa existem várias casas em rico construidas em dunas tal como estas, algumas já foram inundadas pela mar, estas têm um aglumerado de rochas á frente para o mar nao chegar as casas mas nas alturas da maré alta o mar chega a molhar algumas habitações.



É a vegetaçao que impede o mar de erodir as dunas da Apúlia e por sua vez estas impedem o mar de inadir a cidade e devastar parte desta, por isso servem os passadiços de madeira nas praias.

Fotografia Panorâmica


São João de Arga



Reflexão: Com estas imagens e estes comentários espero que as pessoas percebam que não podem construir em qualquer parte, e que não podemos estragar o nosso território, o nosso planeta. Temos de proteger, cuidar e reprender quem estraga o que é de todos.


C.P

Sem comentários:

Enviar um comentário